ARQUIVO X NA MINHA VIDA!

Existem três pilares que formaram o nerdão televisivo quarentão aqui. São eles: Dragon Ball Z, X-men série animada dos anos 90 e Arquivo X. Esse último vai ser justamente o assunto do meu texto de hoje e assim vou fugir um pouco do assunto games deste blog. vou falar sobre meu amor por essa série e minha história. Então, bora lá! Porque a verdade está lá fora! =)

O início:

O ano era 1994 e lá estava euzinho em frente à TV, passando pelos canais em uma sexta-feira à noite, quando me deparo com uma série com um ar sobrenatural, mistérios, alienígenas e cia. Sim, era Arquivo X! Mas, na verdade, não assisti ela, por incrível que pareça. E o motivo foi – MEDO. Sim, eu era um garoto de 12 anos “mega medroso” e principalmente com aliens e filmes de terror, e ainda mais porque ficava em um quarto sozinho nessa época. Arquivo X começou a passar em meados de 1994 na RECORD às 22:30 h da noite.


Me lembro de sempre ligar a TV e tentar assistir, mas o medo me tomava e acabava trocando de canal. E tem um fato curioso nessa história toda: tinha um “micro-system” na cabeceira da minha cama e por vezes ficava ouvindo estações de rádio nele. Um dia simplesmente consegui sintonizar o canal da RECORD nele e fica apenas ouvindo a programação. E como medroso que era, tive a curiosidade de ligar nessa estação justamente na hora do Arquivo X e, ao invés de ver a série… apenas ouvi-la e assim ouvi um episódio inteiro da série, sem o medo de ver monstros e cia. E foi assim que comecei a gostar de Arquivo X.



Passar do Tempo:

Com o tempo, fui tomando coragem e assistindo cada vez mais episódios da série e gostando. Fiquei vários anos assistindo às temporadas e reprises infinitas naquela época, mas infelizmente não tinha nenhum amigo que gostasse de assistir para conversar. Só consegui encontrar alguém no meu segundo colegial e no meu curso técnico de Informática no colégio Treinasse. Eu e esse amigo ficávamos horas conversando sobre os episódios, ele me apresentou várias revistas sobre óvnis, Arquivo X, o jogo que vinha com 7 CDs e obviamente várias fotos da Gilian Anderson.


Nessa mesma época, foi o momento em que comprei minha primeira camisa da série em uma loja de rock. Nem preciso dizer que era como um uniforme que usava todo fim de semana (só não usava na semana porque tinha que colocar o uniforme do colégio). Me lembro de ir ver amigos com ela, viajar com ela, passear com ela e tudo mais. Usei tanto que a imagem ficou até desbotada um momento, mas mesmo assim continua a usar.

E nessa época meu pai acabou assinando a TV a cabo chamada Multicanal e com isso tinha o canal da FOX com exibições diárias da série e pude ver vários episódios que tinha perdido da TV aberta.


Explosão Arquivo X:

Nesse momento, Arquivo X tinha explodido de vez em todos os lugares, o que antes parecia uma série com poucos fãs se tornou uma verdadeira febre mundial e no Brasil. Eram reportagens na TV, revistas e mais revistas abordando a série e produtos e várias lojas. Me lembro de comprar a revista Wizard que tinha na capa Arquivo X (edição Nº11) e ficar dias foleando ela. E foi justamente nesse momento que decretada minha paixão pela série.

As pessoas realmente comprovaram que não era uma série só com “hommenzinhos verdes” sendo apresentados e sim temas com amor, amizade, fé, religião, governo, tendências, tecnologia, política, traições, espionagem, futuro, homenagens a filmes, atores fantásticos, trilha sonora fabulosa e muito… muito mais! Não é à toa que Arquivo X criou tendências mundiais em todos os sentidos.


Com o Tempo:

O tempo passou e claro que a febre diminuiu um pouco, mas ainda sim acabei indo ao cinema assistir o filme em 1998 e dali para frente fiquei um pouco afastado da série. O principal motivo era a saída do Mulder da série... simplesmente não consegui mais acompanhar e ver aquela “química” entre Mulder e Scully. Mesmo assim, fui acompanhando a série aos poucos, mas sem muito interesse e minha despedida foi no último episódio em 2002, assistido na FOX.



Amigo e Esposa:

Os anos se passaram e por sorte conheci um grande amigo até os dias de hoje que assistiu Arquivo X na faculdade. Nem preciso dizer que era papo para várias horas… junto com LOST, que era nossa série predileta naquela época. Por fim, o amor da minha vida, minha esposa, que pouco conhecia de Arquivo X, mas fez questão de assistir a quase todos os episódios quando assinamos Globoplay anos atrás.


E para minha felicidade, foi anunciado uma continuação de Arquivo X na mesma época, de onde saíram mais 2 temporadas. Fiquei super animado com isso, me empolguei como há anos não ficava, mas infelizmente essa temporada “para mim” foi bem abaixo do que a série merecia.

Sempre achei que essa parada de conspiração alienígena que Chris Carter (produto da série) insistia em fazer já tinha passado do limite na série antiga. Nessa nova, ele continuou e acabou deixando tudo bem chato, além do final que foi bem abaixo do que esperava.


Minha opinião é que, se você quer assistir Arquivo X, o melhor são as temporadas antigas, ainda que ainda memoráveis. Aliás, estou revisitando tudo agora e com muita mais calma e na ordem correta de episódios, e desta vez anotando os episódios prediletos de cada temporada.

Episódios Prediletos:

Quando terminei esse texto mesmo, acabei a primeira temporada e meus episódios prediletos são:

01×07 – Ice (Terror no Gelo)
01×06 – Ghost in the Machine (O Fantasma da Máquina)
01×20 – Tooms (Eugene Tooms Volta a Atacar)
01×19 – Darkness Falls (Quando a Noite Cai)
01×18 – Shapes (A Besta Humana)
01×13 – Gender Bender (Assassino ou Assassina?)

Ao longo que for terminando as temporadas, vou anotando aqui os meus episódios prediletos.

Bom, é isso. Esse é um texto praticamente pessoal, mas que sempre quis fazer, falando um pouco das minhas lembranças de Arquivo X. Fica aqui o registro e “A verdade está lá fora!“. Abraços. Ivo.


Deixe um comentário